Acesso a água potável é um direito fundamental de todos e todas, assim como a educação e a saúde. E sob a perspectiva de trabalhar conectado a estes fatores primordiais a dignidade do indivíduo, o Centro Diocesano de Apoio ao Pequeno Produtor já levou a seis municípios do semiárido de Pernambuco o Projeto Cisterna nas Escolas, que garante o acesso a água de qualidade em escolas rurais por meio da implementação de reservatórios com capacidade de armazenar 52 mil litros.
Contando com o financiamento do Ministério do Desenvolvimento Social e Associação Programa Um Milhão de Cisternas para o Semiárido, a ação soma 84 depósitos concluídos nas comunidades de Pesqueira, São Bento do Una, Jurema, Ibirajuba, Canhotinho e Altinho. “Antes da execução do Projeto passamos por dias difíceis. A falta de água impossibilitava que a merenda fosse preparada, o que acabava interrompendo as aulas”, ressalta a professora Lucivânia Cordeiro, da Escola Estadual Dionísio Barbosa dos Santos, que fica na Aldeia Caldeirão (Etnia Xukuru do Ororuba, em Pesqueira).
“Hoje a água é algo acessível para todos”, diz Camilly, 14 anos
Para Camilly de Souza Maciel, 14 anos, que estuda na escola, depois da construção da cisterna tudo mudou. “Antes, a água era armazenada em baldes e quando acabava não dava para continuar”, diz ela, que ressalta: “Hoje a água é algo acessível para todos”.
O processo começa com a convocação das Comunidades escolar e local, a comissão municipal e o poder público, que são responsáveis por definir a escola contemplada. Capacitação Municipal, Encontro de Comunidade Local, Oficinas de Gerenciamento de Recursos Hídricos nas Escolas e de Educação Contextualizadas integram o processo de formação de cada município. Os resultados são imediatos, principalmente os observados ao final das oficinas.
“É importante destacar o impacto na conscientização dos alunos, que adotam a postura de agente transformador no seu dia a dia. Fato que pode garantir a permanência das comunidades nas áreas rurais, potencializando uma elevação do seu nível de vida, inibindo o êxodo rural”, pontua Lourdes Viana, Assessora Técnica do CEDAPP. Neste ano serão construídas mais 46 cisternas nos municípios de Arcoverde, Tupanatinga e Buíque.
A formação do município
a) Capacitação da Comissão Municipal Os integrantes da gestão municipal e das associações rurais e sindicato devem contribuir com a organização e o envolvimento da comunidade onde será construída a escola.
b) Encontro de Comunidade Local Apresentação do Projeto para toda a comunidade do entorno da escola (professores, pais de alunos, associações, entre outros).
c) Oficinas de Gerenciamento de Recursos Hídricos nas Escolas Com carga horária de 16 horas, envolve as pessoas diretamente ligadas no manejo da água na escola: merendeiras, porteiros e zeladores.
d) As Oficinas de Educação Contextualizadas Desenvolvidas em três módulos, cada uma com carga horária de 16 horas, trabalha a conscientização e apropriação do território com os alunos.